Rally Paris-Dakar, WRC, Klever Kolberg, Palestras, Treinamentos, Equipe Petrobras Lubrax e notícias do mundo do rali


Notícias


Rally dos Sertões planeja conclusão do Programa de Ação Social
por Assessoria de Imprensa - (imprensa@parisdakar.com.br)
18/07/2008

Não são somente os pilotos que têm como objetivo sair das trilhas do Rally dos Sertões com a sensação de dever cumprido. A equipe responsável pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, promovido pela competição, cumpriu com sucesso seu objetivo na segunda etapa dos trabalhos, realizada durante a prova.

A terceira e última fase começa com o desejo de concluir o programa com um saldo mais do que positivo. Desenvolvida em parceria com o Instituto Brasil Solidário, a ação teve início em abril e será concluída em outubro. Desde o início, nove cidades incluídas no percurso foram visitadas.

As escolas e as comunidades participantes irão receber ações nas áreas de saúde, inclusão digital, educação, psicologia, consciência ambiental, cultura e artes. Tudo foi planejado depois de todas as pessoas que participaram do projeto serem ouvidas, para que eles chegassem à conclusão do que era mais necessário para as comunidades. Os trabalhos estão bastante adiantados e uma das áreas que mais despertou a atenção nesse período foi a de inclusão digital. Nesta última fase, os alunos que desenvolveram trabalhos de fotografia e vídeo terão seus trabalhos apresentados em uma exposição. “Além disso, os cinco melhores alunos de cada cidade receberão equipamentos digitais para que possam dar continuidade ao que aprenderam”, explicou o diretor de projetos do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

Na parte de saúde, outro ponto que ganhou destaque durante as visitas da equipe, os trabalhos serão bastante di versificados. Óculos serão distribuídos para as pessoas que realizaram exames oftalmológicos na última etapa e palestras em diversas áreas da saúde, incluindo sexualidade serão realizadas para as comunidades. “Iremos inaugurar também o escovódromo nas escolas para que os alunos possam cuidar melhor da saúde bucal”, completou Salvatore.

Durante este período, as comunidades incluídas no Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola receberam muitos benefícios. Como o objetivo do projeto é que com os ensinamentos passados, elas andem com as próprias pernas, nesta terceira etapa as escolas terão de apresentar resultados. “Entre as ações previstas, elas terão de apresentar teatros de marionetes, uma feira com produtos desenvolvidos com materiais reciclados e torneios esportivos”, contou o diretor. “Esta será a certificação de que eles tocaram sozinhos os projetos.”

Além de todas estas ações, os alunos poderão participar também de oficinas de edição de vídeo, desenvolvimento de instrumentos musicais e aproveitamento de alimentos nas refeições.

A segunda etapa foi realizada durante o Rally dos Sertões, no mês de junho. O destaque foi o número de visitas médicas realizadas e a grande quantidade de pessoas atendidas.

O resultado obtido desde o início das ações foi muito gratificante. A segunda fase, colheu frutos e resultados interessantes. “O trabalho foi bem redondo”, resumiu. Todas as áreas incluídas no programa foram trabalhadas durante esta segunda fase. O destaque foi para a parte médica. No total, 7509 atendimentos foram realizados durante o período e 1033 consultas oftalmológicas. Além disso, a etapa contou com atendimentos odontológicos e farmácias foram montadas por onde o projeto passou.

As ações foram realizadas por 24 pessoas que formaram a equipe do programa. “O retorno foi muito bom. Sentimos um grande amadurecimento da ação. Preparamos melhor as pessoas para executar os trabalhos. Observamos que alguns lugares estavam dando continuidade às ações iniciadas na primeira fase de forma independente e trocando os conhecimentos adquiridos com outras comunidades através do blog criado para o programa”, contou Salvatore.

O trabalho de inclusão digital também tem surtido grande efeito. Segundo o organizador, alguns alunos que iniciaram as oficinas de imagem no início dos trabalhos já estão colhendo os frutos. Eles juntaram as economias que tinham e investiram na compra de máquinas digitais. “As comunidades já estão andando com as próprias pernas. Cada vez, estamos vendo o retorno mais rápido.”


Itens relacionados:
»16/07/2008 Palestra Motivacional para a ADP Brasil
»27/06/2008 Ação Social do Rally dos Sertões - Pediatria e Ginecologia
»26/06/2008 Klever Kolberg faz apresentação para o Grupo Accor Services
»25/06/2008 Palestra para a Santelisa Vale Bioenergia e CNAA
»24/06/2008 Palestra para a SupportComm
»24/06/2008 Ação Social do Rally dos Sertões - Formação de Novos Leitores
»23/06/2008 Palestra de Klever Kolberg no Congresso INOVAR
»19/06/2008 Palestra para a STM, Metrô, CPTM e EMTU
volta | topo | home